Vaivém Vai e Vem, Vai-e-Vem

 VAIVÉM, VAI E VEM, VAI-E-VEM

Essas três construções linguísticas: vaivém, vai e vem, vai-e-vem são muito conflitantes no que diz respeito ao uso. Por isso vale à pena perguntar: qual delas é a forma corretas?  Porém para surpresa de todos, de acordo com Houaiss (2009), Aurélio (2009), Ernesto Faria (1962), Torrinha (1939), essas três ocorrências linguísticas estão corretas.  Apesar disso, embora elas sejam muito usadas, existem muitas pessoas que têm dúvidas quando precisa usá-las.  

Por isso, para facilitar a sua vida, aqui destaco os usos mais frequentes dessas palavras, e os seus respectivos significados.  Sendo assim, a partir do que ficar exposto aqui, você será capaz de eliminar suas dúvidas e estará mais capaz e mais eficiente para escrever melhor.    

1.  VAIVÉM

 Essa palavra tem origem na Língua Latina e aqui destaco algumas informações: Reciprocatus, -a, -um. Esse termo é um adjetivo latino, e foi formado a partir dos verbos ire (ir) e venire (vir). Na Língua Portuguesa, aquela formação latina tornou-se um substantivo masculino e apresenta, na sua estrutura, duas sílabas. O plural dessa palavra é feito assim: vaivémvaivéns. 

Vaivém pode ser destacado a partir dos dados destacando abaixo: 

a) O Significado de vaivém é: movimento constante de pessoas e veículos indo e vindo de um lugar para outro. Veja o exemplo:

 “No nono andar, já se percebia um grande vaivém de professores”. CARVALHO, W. de. História de professor.  

      A seguir, veja mais significados relacionados:

b) Vaivém é um cabo de corda usado para interligar dois pontos de balanço.

c) Vaivém é um veículo usado como transporte regular entre pontos alternadamente.

d) Vaivém é uma antiga máquina de guerra usada para abrir brechas nos muros, na antiguidade.

e) Vaivém no sentido figurado é: mudança, alternância, revés, contratempo.

Como se percebe, vaivém é uma palavra com muitas possibilidades de usos. Agora veja como funciona o caso vai e vem.

 2. VAI E VEM

Vai e vem, quando essa palavra é escrita dessa forma, ela é uma construção nominal, muito usada para designar coisas que se movimentam e voltam ao seu estado de repouso. Vale dizer que isso ocorre com os seres inanimados ou coisas. Veja os exemplos: serrote, porta vai e vem, ondas do mar).

Na Língua latina, essa  expressão é um adjetivo triforme, isto é, ele tem uma forma para o gênero masculino, uma forma para gênero o feminino e outra para o gênero neutro.

Reciprocus, -a, -um, é um adjetivo com sentido próprio, e o significado é: “que vai para a frente e para a trás, que vai e vem” . (Conferir em E. Faria, 1962).  Por outro lado, na Língua Portuguesa, a expressão: vai e vem pode ser, não só um substantivo feminino, como também, um masculino.   

a) Significado: é um substantivo, (objeto ou coisa), (porta) que permite uso automático.

Exemplo: “O mestre passa pela vai e vem do alojamento, pega outra camisa e sai” CARVALHO, W. de. História de professor.

(Exemplo no plural: As vai e vem foram instaladas nos corredores do hospital).

b) Vai e vem: no caso seguinte, do ponto de vista da morfologia, vai e vem é um substantivo masculino. (Exemplo: O operário derrubou a árvore com o vai e vem)

3. VAI-E-VEM

Neste caso, a construção linguística vai-e-vem, do ponto de vista da morfologia, é um substantivo masculino.

a) Significado.  Esse vocábulo indica o movimento que simula o ato sexual. De acordo com essa indicação, o plural é bem específico. Veja: os vai-e-vem, ou seja, os movimentos de vai-e-vem.

A partir desse ponto de vista, é possível dizer que na literatura existem muitos exemplos, veja:  “Ele tomou aquele azulzinho, porque desejava curtir um vai-e-vem com a nova namorada”.  CARVALHO, W. de. História de professor. 

E assim, conforme se percebe acima, as expressões: vaivém, vai e vem, vai-e-vem possuem claras distinções quanto ao uso, principalmente, pelo fato de existirem não só mais de uma origem, como também diferentes funções morfológicas, fato esse a propiciar, portanto, valores semânticos diferentes. 

2 thoughts on “Vaivém Vai e Vem, Vai-e-Vem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.