O RESUMO ACADÊMICO TEORIA E PRÁTICA

O RESUMO ACADÊMICO

TEORIA E PRÁTICA

Prof. Dr.  Wandercy de Carvalho
2ª Edição revista e ampliada

 

Prof Ms Gil Barreto Ribeiro (PUC GO)
Diretor Editorial
Presidente do Conselho Editorial

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Diretora Administrativa
Presidente da Editora

CONSELHO EDITORIAL
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Profa. Dra. Regina Lúcia de Araújo (PUC GO)
Profa. Dra. Telma do Nascimento Durães (UFG)
Prof. Dr. Wandercy de Carvalho (UFT)

WANDERCY DE CARVALHO

O RESUMO ACADÊMICO

Teoria e prática

2ª Edição revista e ampliada
Copyright © 2015 by Wandercy de Carvalho

Editora Espaço Acadêmico

Endereço: Rua do Saveiro, quadra 15 lote 22 casa 2 Jardim Atlântico
CEP 74343-510 Goiânia Goiás – CNPJ:21.538.101/0001-90

Contatos:wcarvalho@uft.edu.br
Programação Visual: Marcos Digues
Editor: Wandercy de Carvalho
Produção (designe): Wandercy de Carvalho 
Capa: Wandercy de Carvalho
Revisão: Eleuda Carvalho

Índice para catálogo sistemático:

  CIP – Brasil – Catalogação na Fonte
  BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL PIO VARGAS
   
CAR Carvalho, Wandercy de.
res O Resumo Acadêmico: teoria e prática. – Goiânia: / Editora
  Espaço Acadêmico, 2019.
  90 p.
  ISBN:978-85-400-1436-7
  1. Resumo Acadêmico – Teoria e Prática. I. Título.
  CDU:014.3
   

CDU: 014.3

DIREITOS RESERVADOS

  • proibida a reprodução total ou parcial da obra, de qualquer forma ou por qualquer meio, sem a autorização prévia e por escrito do autor. A violação dos Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.

Impresso no Brasil
Printed in Brazil

2019
Sumário

Prefácio da segunda edição …………………………………………….
Apresentação…………………………………………………………………….
Introdução…………………………………………………………………………

PRIMEIRA PARTE

1. O Resumo Acadêmico

1.1 Questões preliminares sobre resumos ……………………………
1.2 O que deve conter no Resumo Acadêmico?…………………….
1.2.1 O objetivo ……………………………………………………………………….
1.2.2 A Fundamentação Teórica/ Referências ……………………….
1.2.3 Os Procedimentos Metodológicos ………………………………….
1.2.4 O corpus …………………………………………………………………………..
1.2.5 Os Resultados …………………………………………………………………..
1.3. O que não deve conter no Resumo Acadêmico? ……………..
1.3.1. “Problemas” encontrados nos resumos…………………………
1.3.1.1. A inadequação vocabular…………………………………………….

4. Normativas gerais para se escrever Resumo Acadêmico …….

1.5. Exemplo de Resumo Acadêmico …………………………………………

2. A Resenha ou Resumo Crítico…………………………………………………
2.1. A análise horizontal……………………………………………………………..
2.2. A análise vertical…………………………………………………………………..
2.3. Exemplo de Resenha…………………………………………………………….
2.4 Atividades sobre Resenha …………………………………………………….

3. O Resumo Indicativo……………………………………………………………….
3.1 Exemplo de Resumo Indicativo …………………………………………..
3.1.1 Atividades sobre Resumo Indicativo ……………………………….
3.2 Características distintas entre resumos ……………………………..
4. Normas para elaborar TCC ……………………………………………………

SEGUNDA PARTE

5. É hora de praticar a leitura …………………………………………………..
5.1 Práticas de leitura…………………………………………………………………
5.2 Habilidades de leitura…………………………………………………………..
5.3 Como encontrar o corpus, em textos literários?………………….
5.4 Projetos de pesquisa, nas séries iniciais?…………………………….
5.5 Propostas para elaboração de Resumos Acadêmicos ………….

6. Referências………………………………………………………………………………..

7. Anexos……………………………………………………………………………………….

8. Outros livros do autor …………………………………………………………..

 PREFÁCIO DA SEGUNDA EDIÇÃO

O resumo acadêmico: teoria e prática. Esse título é resultado da minha pesquisa: A produção textual acadêmica, outros destinos para os textos produzidos na graduação: Identidade, Gêneros, Memórias, Discursos, Letramentos, Mito, Cultura etc.

O início desse projeto foi motivado em razão da qualidade dos textos produzidos pelos alunos. (Cf. o anexo).  Minha hipótese, ao observar tais textos, era de que eles poderiam servir de ‘inspiração’, ou de guia a vindouros alunos, fato que se tem confirmado.

Agora, corrigidos os insignificantes erros de digitação, os quais, no início, muito me aborreceram e me envergonharam, esta nova edição fará com que meu projeto de pesquisa, com muita naturalidade, demonstre sua contribuição, não só no meio acadêmico, mas também nos diferentes espaços escolares em que ele poderá ser usado.  Sendo assim, acredito que os colegas de magistério e pesquisa encontrarão aqui úteis sugestões, não só quando forem tratar sobre Resumo Acadêmico, Resenha, Resumo Indicativo e Práticas de Leituras, como também, no momento de ensinar a elaborar TCC.

Araguaína, TO, outubro, 2019.

Wandercy de Carvalho

Primeira Parte

1. O Resumo Acadêmico

Meu objetivo é identificar e descrever as principais características que distinguem três gêneros textuais: O Resumo Acadêmico, o Resumo Crítico (Resenha), o Resumo Indicativo. Fundamentação Teórica: a pesquisa será desenvolvida com base nos estudos propostos por ANDRADE, (2009); MACHADO, (2010), dentre outros. Procedimentos Metodológicos: inicialmente, farei o levantamento dos principais estudos referentes ao caso. Em seguida, os mesmos serão estruturados e fundamentados a partir dos dados identificados que distinguem os três gêneros textuais em questão. Corpus: o corpus é composto por 20 traços distintivos entre os gêneros citados. Resultados: Os resultados demonstram que existem características bem marcantes entre os referidos gêneros textuais. Sendo assim, convém que estas diferenças fiquem claramente delimitadas, para que os gêneros destacados não sejam confundidos uns com os outros; e, assim, as dúvidas e as dificuldades desapareçam no momento de escrever resumos.

PALAVRAS-CHAVE: Produção de conhecimento, Resumo Acadêmico, Resenha.

1.1 Questões preliminares sobre resumos

O que é Resumo?

  • Resumo é um gênero textual. 

  Quantas variedades de resumos existem?

  • A variedade de resumo está inteiramente relacionada à quantidade de gêneros[1] textuais existentes em nosso meio social; se para cada texto eu posso ter um resumo, então essa variedade é quase infinita. No entanto, existem três modalidades básicas de fazer resumo. Aqui vou tratar dos três diferentes gêneros de resumos mais conhecidos, os quais são, certamente, a base de todos os outros que venham a existir.

Passo a expor os elementos necessários para escrever e distinguir:

     O Resumo Acadêmico[2]/ Científico/ Informativo

     O Resumo Crítico/Resenha;

     O Resumo indicativo/ Descritivo[3]

Ao se tratar de textos, embora a maioria dos estudantes esteja habituada a dizer que “tudo é a mesma coisa”, existem muitas características internas que distinguem os resumos. Sendo assim, exponho, primeiro, o Resumo Acadêmico. Também chamado resumo científico, resumo informativo ou miniprojeto.

  1. O que é Resumo Acadêmico?

Resumo Acadêmico é um gênero textual.

  • Para que serve um Resumo Acadêmico?  Ou seja, qual a função social desse resumo?
    • O Resumo Acadêmico serve para concentrar as informações mais precisas de um determinado texto científico.

  • Qual a extensão de um resumo acadêmico?

  • O resumo acadêmico é um texto pequeno.  Ele não chega a ocupar, na sua totalidade, uma página de um livro, já que é construído com dez (10) a quinze (15) linhas de texto corrido, ou seja, um parágrafo.

  • Por que um texto tão pequeno é tão importante?

  • Porque este resumo é a base, é o alicerce, é a origem de qualquer texto acadêmico. É a partir do resumo acadêmico, que todo e qualquer projeto de pesquisa científica é desenvolvido. Vale acrescentar que, a partir das informações presentes no resumo científico, quando a pesquisa estiver concluída ou em fase de conclusão, todas elas serão, gradativamente, ampliadas ao se escrever a INTRODUÇÃO do trabalho. (Monografia, Artigo científico, Tese etc.)

  • Quando ou em que ocasião o Resumo Acadêmico é usado?

  • O Resumo Acadêmico é usado, não só no momento em que você vai escrever uma monografia de final de curso, mas também quando for elaborar um projeto para concorrer a uma vaga em um curso de Pós-Graduação: especialização, mestrado, doutorado. De igual modo, o resumo também é usado para escrever um artigo científico, para ser editado em uma revista (eletrônica ou impressa), um artigo a ser apresentado em um seminário; enfim, todo trabalho acadêmico exige um Resumo Acadêmico/ Científico.

E já que existem milhares de estudantes, nas mais diversas graduações e instituições, os quais precisam aprender a fazer resumo, onde vão adquirir esses conhecimentos?

  • Em qual disciplina aprendo a escrever Resumo acadêmico?

  • Tendo em vista o elevado número de pessoas que precisam aprender a escrever resumos, os alunos devem adquirir esse conhecimento na disciplina: Metodologia científica; ou ainda na: Práticas de leituras e produção de textos. Nas duas atividades, nossos dedicados mestres precisam se multiplicar para dar conta de ler, corrigir e devolver aos alunos, os textos que eles escreveram, quando os resumos ainda estão em fase de elaboração. E para isso, ou seja, para corrigir todos os resumos, muitas vezes, é preciso sacrificar horas de sono e até finais de semana, para dar conta de tantas atividades. Nesse momento, não se pode pensar em salário, porque senão… bate aquele cansaço! Ou aquela vontade de beber alguma coisa bem gelada!

Semelhante a uma oficina qualquer, onde os discípulos aprendem a partir de um modelo, os alunos começam a escrever seus resumos.

Entretanto, antes disso, a eles é dito que todos devem estar atentos no que se refere a um tripé, no qual, o resumo acadêmico deve estar apoiado:

  1. originalidade (o que esse trabalho traz de novidade?)

  • relevância (em qual segmento social ele poderá ser útil?)

  • viabilidade (esse projeto pode ser concluído?)

No início desta atividade sempre ocorrem muitas dificuldades. E a principal delas está centrada nos próprios alunos. Inicialmente, a maioria deles tem dificuldades para selecionar um tema. Outra relevante dúvida está centrada no processo de organização das ideias para adequá-las àquele modelo de resumo sugerido previamente. No entanto, depois de fazer e refazer o mesmo texto, lido, relido e trilido por mim, com o tempo, os alunos se “adaptam” àquele padrão do gênero textual trabalhado. Com isso, as demais dificuldades, aos poucos,são eliminadas.

OBS: É preciso recorrer a certas mágicas, quando se trabalha com produção textual em sala de aula. Uma delas é desenvolver a elaboração de um resumo de projeto de pesquisa que se inicia e termina no mesmo dia. Isto se dá em função do pouco tempo disponível. Então, a partir de um modelo de resumo previamente elaborado, a sala de aula se transforma em um laboratório experimental. Nele todos os alunos são estimulados a elaborar o seu próprio resumo, no qual devem aparecer também, os resultados. Ou seja, a conclusão da pesquisa. (Algo que, na prática, seria impossível, uma vez que uma pesquisa precisa de tempo para ser concluída).

h) Momentos de contatos com o resumo

No momento em que o resumo está sendo elaborado, ele serve para manter comunicação entre: o professor e o aluno; depois, entre aluno e professor. No entanto, quando o resumo está pronto, ele será o elo entre autor e leitor.

Aqui estou levando em conta o resumo passando por três momentos específicos e bem distintos entre si.


No primeiro momento. (Entre professor x aluno).

Nesse caso, o aluno está sendo orientado para escrever um resumo; ou seja, o resumo sendo desenvolvido em sala de aula, quando o estudante ainda está no primeiro ou segundo semestre da graduação, em aulas na disciplina: Práticas de leituras e produção de textos, ou Metodologia Científica

No segundo momento. (Entre aluno x professor).

 Nesse caso, o aluno já está formado, para dar continuidade a seus estudos, submete o seu resumo (miniprojeto de pesquisa) a um professor que poderá orientar o aluno em um curso da Pós-Graduação.

Por outro lado, a comunicação entre autor do resumo e o leitor vai se realizar, depois que, tanto o resumo, quanto o texto final estão disponibilizados na internet, ou em uma biblioteca. Nesse momento, haverá comunicação/ intercâmbio de ideias entre autor do resumo e o leitor.

1.2 O que deve conter no Resumo Acadêmico?

  • Quando os alunos estão elaborando os resumos, por questões puramente didáticas, até que aprendam o processo de construção, é importante que sejam treinados a escrever as cinco etapas destacadas abaixo. Depois de incorporado o conhecimento ou a forma de fazer, não é necessário nomear aquelas etapas do resumo. Basta seguir somente a estrutura, conforme a mesma é indicada aqui. Quando o resumo está bem elaborado, é possível identificar todas as etapas do processo de construção, sem nomear as suas respectivas etapas de elaboração.

Sendo assim, no resumo deve conter as informações abaixo. Ambas estão distribuídas não só de acordo com o grau de importância para se desenvolver este gênero textual, mas também a sequência em que são construídas.

Desse modo, são estas as etapas indispensáveis, para se escrever um excelente resumo:

a) Objetivo;

b) Fundamentação Teórica;

c) Procedimentos Metodologia;

d) Corpus;

e) Resultados. 


Esta proposta de organização de resumo acadêmico surgiu nas aulas práticas, a partir da elaboração desse gênero textual. Naqueles momentos ficou demonstrado que o alunato, após adquirir conhecimentos sobre o que deve e o que não deve conter no resumo, todos passam a ter habilidades para identificar as palavras apropriadas para usar; de igual modo, os passos a serem trilhados para elaboração desse gênero textual.

Sendo assim, quando aquelas cinco etapas estão bem definidas e bem delimitadas, a maior parte do trabalho a ser desenvolvido está concluída. Esse fato demonstra que as sugestões aqui apresentadas para elaboração de resumos podem ser adotadas sem restrições.

A grande vantagem de dominar a elaboração de um bom Resumo Acadêmico é que, quando o aluno apresenta, a seu futuro orientador, um resumo com estes cinco elementos bem delimitados, aquele candidato demonstra ter, claramente definido, o que, realmente, vai fazer na sua pesquisa. Isto ajudará muito na aprovação do candidato.

Desse modo, passo a destacar as cinco principais etapas de informações que devem aparecer em um Resumo Acadêmico.


1.2.1 O objetivo[4]


Os livros ou manuais que tratam sobre metodologia científica, geralmente, quando destacam a importância do objetivo, costumam falar de objetivo geral e objetivo específico. Eu, particularmente, creio ser uma grande perda de tempo falar em objetivo geral. Para quê? Se logo em seguida vou dizer para o aluno que ele precisa delimitar o corpus de trabalho? Todos nós professores sabemos que o corpus, quanto mais delimitado, mais específico, melhor ele será trabalhado, melhor será desenvolvido.

Por questões práticas, oriento o aluno a “centrar o foco” no que ele vai desenvolver. Nada de pensar em objetivo geral, todo objetivo é específico, e quanto mais delimitado melhor. O discentedeve pensar apenas em um objetivo, único, o mais original possível, e que seja relevante, e, principalmente, viável. Além disso, outras observações devem ser levadas em conta: o objetivo deve ser escrito com verbos de ação e sempre na voz ativa.

Por que o objetivo deve estar claro e bem definido, e logo no início do resumo?

Esta resposta é de grande interesse a duas pessoas. A primeira é o professor que vai orientar o desenvolvimento da pesquisa. Ele precisa saber, de imediato, o que o aluno pretende desenvolver ou estudar. A segunda pessoa, também muito interessada, é o leitor virtual, que pode estar em frente a um computador ou no interior de uma biblioteca. Esse leitor tem pressa. Por isso, não pode ficar em frente ao computador, lendo o resumo todo, para saber se no trabalho que gerou aquele resumo, existe algo útil para ser usado na pesquisa que o leitor virtual está desenvolvendo.

Por isso, o objetivo precisa ser exposto, de forma clara e definida, na primeira linha do resumo, para que o leitor, imediatamente, identifique a contribuição que aquele texto consultado trará para o pesquisador interessado. E ainda, ao expor o objetivo, logo no início do resumo, ajuda a despertar o interesse para ler o texto completo, e, consequentemente, a inclusão dele, na fonte bibliográfica.

No objetivo está centrado o tema, isto é, ele contém o tema de sua pesquisa.

Ao tomar conhecimento sobre o seu tema, assunto ou problema, o professor orientador ou até mesmo os órgãos governamentais que financiam as pesquisas terão uma noção da viabilidade, do tempo e de possíveis equipamentos que poderão ser necessários para o desenvolvimento da pesquisa.

  • importante observar que as informações do parágrafo acima não precisam estar no resumo, já que elas vão aparecer, necessariamente, no projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa é outro textomais extenso e mais abrangente do que o resumo, por isso ele tem várias páginas, porque as informações que devem aparecer no projeto são muito mais detalhadas. (Mas este é um tema para outro livro).

Desse modo, para facilitar a vida de qualquer leitor virtual, convém que o Resumo Acadêmico seja iniciado assim:


Exemplos de como se deve iniciar um resumo acadêmico:

•Objetivo: Vou identificar e descrever o número de ocorrências do vocábulo então, no livro Contemas, para analisar as suas diferentes funções morfossintáticas.

Meu objetivo é identificar e destacar a frequência de verbos bitransitivos em textos de alunos do primeiro ano do ensino médio, para destacar o grau de subordinação em textos de gêneros depoimento pessoal.

•Meu/ Nosso objetivo é identificar e descrever os principais processos de contaminação da Lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio de Janeiro.

•Meu/ Nosso objetivo é avaliar e descrever o impacto de verdade presente na frase: Os portugueses descobriram o Brasil, em 1500; quando usada por quatro historiadoresbrasileiros e por quatro caciques das principais tribos indígenas brasileiras.

•Meu objetivo é conhecer e descrever a importância da frequência ruminal de 05 (cinco) bois adultos recebendo dieta100% concentrada, durante 20 dias.

Os exemplos acima que poderiam ser usados para dar início à elaboração de um resumo acadêmico estão assim distribuídos.

O primeiro e o segundo são para o curso de Letras,

O segundo, para o curso de Geografia/ Biologia,

O terceiro, para o curso de História e

O quarto, para o curso de Zootecnia/ Veterinária.

Quando o professor ou simples leitor manusear um artigo ao consultá-lo na internet e se deparar com algum resumo iniciado na forma acima, logo perceberá o quanto o objetivo está bem delimitado, original, relevante e viável.

O objetivo é o primeiro tópico a aparecer no resumo.


1.2.2 A Fundamentação Teórica/ Referências[5]

É do conhecimento de todos que nenhum trabalho acadêmico poderá ser desenvolvido sem uma fonte teórica, por mais genial que seja o aluno/ professor.

Há um pressuposto de que todos os temas já foram estudados; portanto, qualquer pesquisa atual será a continuação de uma feita anteriormente. Em razão disso, todo e qualquer trabalho acadêmico precisa estar vinculado a uma fonte teórica.

Por que a Fundamentação Teórica deve ser o segundo elemento a fazer parte do Resumo Acadêmico?

Porque quando penso em um tema, em um objeto de estudo, imediatamente, vou pensar em respaldá-lo, vou pensar em dar credibilidade a ele, e isto só será possível, a partir de uma fonte teórica. Portanto, a fonte teórica é a segunda coisa mais importante na hora de elaborar um Resumo Acadêmico.

Por outro lado, contudo, a Fundamentação Teórica, também, por questões de espaço, ao ser inserida no Resumo, não deve ser extensa. Nesse tópico do texto deve conter apenas os nomes de dois ou três autores, ambos de relevante conhecimento sobre o assunto a ser tratado. E assim, os nomes dos autores usados como fonte teórica, e que, evidentemente, tenham contribuído para a elaboração do texto ou da pesquisa, deverão aparecer na lista de Referências, a qual ficará no final do trabalho.

Exemplo de inclusão da Fundamentação Teórica no Resumo.

Objetivo: Vou identificar e descrever o número de ocorrênciasdo vocábulo então, no livro CONTEMAS, para analisar assuas diferentes funções morfossintáticas. Fundamentação Teórica: a pesquisa será desenvolvida a partir dos estudos propostos por NEVES, (2004); CUNHA, (2003).


1.2.3 Procedimentos Metodológicos[6]

Com relação aos Procedimentos Metodológicos, eles

dizem respeito ao modo como a pesquisa será desenvolvida. Nesse momento, devem ser revelados os passos ou procedimentos para a elaboração do trabalho, do início até a última etapa. (No entanto, em função do pouco espaço disponível para se escrever o Resumo, na parte que diz respeito aos procedimentos metodológicos, devem ser expostas apenas duas coisas):

1) fazer referência ao levantamento bibliográfico;

2) citar o primeiro procedimento para desenvolver a sua pesquisa.

Exemplo da inclusão dos procedimentos metodológicos, no resumo:

Objetivo: Vou identificar e descrever o número de ocorrências do vocábulo então, no livro Contemas, para analisaras suas diferentes funções morfológicas e sintáticas. Fundamentação Teórica: a pesquisa será desenvolvida a partir dos estudospropostos por NEVES, (2004); CUNHA, (2003). Procedimentos Metodológicos: no primeiro momento farei o levantamento depossíveis estudos relativos ao tema, em seguida, todas as ocorrências com a palavra citada serão destacadas para análise.

Ao elaborar o Resumo Acadêmico, portanto, não precisa acrescentar nada além do que está exposto aqui como exemplo. Conforme já dito, este resumo é um texto muito sucinto, deve conter apenas as informações mais essenciais. No projeto de pesquisa é que será necessário dar mais informações, mas esse é outro texto, e outro gênero.


1.2.4 O corpus[7][8]

O que é corpus?

O corpus é toda e qualquer substância que pode ser usada como material de pesquisa, a qual será transformada em um texto científico.  O corpus é mencionado no Resumo Acadêmico, e, posteriormente, ao longo do texto. Corpus é, portanto, o “material” que o aluno/ pesquisador terá disponível para desenvolver a sua pesquisa.

Corpus é a substância a ser manipulada, e ela varia muito. Vai depender do interesse do pesquisador. O seu corpus pode ser duas versões do poema Pater noster. Pode ser quatro conjunções da língua portuguesa ou dois romances.  O seu corpus pode ser quatro gotas de sangue, ou 10 (dez) vacasnelore.  Pode ser três (03) tipos diferentes de ração.  Pode ser um carrapato, de uma nova espécie, ainda não estudada.  O plural de corpus é corpora.

A variação do corpus é quase infinita. O corpus varia de acordo com o interessede cada pessoa. O certo é que, ao falar sobre o corpus, você deverá encontrar a resposta para a seguinte pergunta: o que. O que vou fazer com esse corpus? Na metodologia, você terá a resposta para a seguinte pergunta: como vou fazer?

Exemplo de inclusão do corpus no resumo:

Objetivo: Vou identificar e descrever o número de ocorrências do vocábulo então, no livro Contemas, para analisar assuas funções morfossintáticas. Fundamentação Teórica: a pesquisa será desenvolvida a partir dos estudos propostos por NEVES, (2004); CUNHA, (2003) e outros. Procedimentos Metodológicos: no primeiro momento farei o levantamento de possíveis estudos relativos ao tema, em seguida, todas as ocorrências com a palavra citada serão destacadas para análise. Corpus: o corpus é composto por vinte (20) ocorrências com a palavra ENTÃO extraídas do livro citado acima.

1.2.5 Resultados.


De acordo com o próprio nome acima, o resultado da pesquisa será encontrado no final da mesma; no entanto, para concluí-la será necessário um determinado tempo. Os resultados encontrados confirmarão ou não a hipótese que motivou o estudo. Assim, no resultado ou conclusão, vai aparecer a resposta da pergunta ou do “problema” que motivou o desenvolvimento da pesquisa. Como se sabe, toda pesquisa parte de uma interrogação, de uma curiosidade ou intuição individual.  

Além dos cinco elementos expostos acima, no Resumo Acadêmico ainda deve conter:

PALAVRAS-CHAVE  (Keywords)

Palavras-chave, conforme o sintagma demonstra, é um conjunto de três a cinco palavras. Elas devem ser escritas ou selecionadas com bastante critério, dentre aquelas que representam o conteúdo do texto escrito, são estas palavras que ajudarão o leitor/ pesquisador a encontrar o seu texto, caso ele esteja disponibilizado virtualmente, ou em uma biblioteca.

Abstract

Abstract é o mesmo que Resumo, porém traduzido para oinglês. No entanto, ele pode estar em qualquer outra língua estrangeira. No arquivo Word A4, o abstract segue logo abaixo do resumo, na mesma página. É um tópico obrigatório para textos que serão editados em revistas impressas ou eletrônicas, bem como em resumos de dissertações de mestrados e teses. Nestes dois últimos casos, o abstract só é preparado quando os referidos textos já estão prontos e vão ser entregues na biblioteca, para serem arquivados.

Caso você não saiba inglês suficiente para fazer uma tradução confiável, não se preocupe, pague alguém mais capacitado ou competente para fazer isso. Para um resumo escrito em Português, a tradução do resumo não precisa estar em inglês, ela pode ser feita em qualquer língua estrangeira.

Keywords é o mesmo que palavras-chave. Também nãopode faltar no resumo acadêmico traduzido.

Conforme o exposto, ficou demonstrado as mais importantes informações sobre o que não pode faltar no resumo acadêmico.

A seguir, exponho outras importantes instruções, mas agora aponto o que não pode conter no resumo.


1.3 O que não deve conter no Resumo Acadêmico?

1.4 Normas para se escrever Resumo Acadêmico

  1. O Resumo deve ser escrito em um só parágrafo.

  • O Resumo deve conter estas cinco principais etapas: Objetivo; Fundamentação Teórica; Procedimentos Metodológicos; Corpus e Resultados.

  • O título precisa refletir o conteúdo do texto elaborado.

  • As PALAVRAS-CHAVE devem ser bem objetivas e específicas ao texto.

  • Use verbos sempre na voz ativa.

  • Na atualidade, não é necessário contextualizar o problema tratado.

  • O Resumo Acadêmico pode ser escrito: na 1ª pessoa do plural, (nosso objetivo é …); na 1ª pessoa do singular, (meu objetivo é …); ou com o pronome se, usado como índice de indeterminação do sujeito, (objetiva-se …).
  • O objetivo deve estar bem claro e bem definido.

  1. Duas locuções verbais são suficientes para se escrever um objetivo: (Exemplo: Vou identificar e (vou) descrever o número de orações correlativas no livro Escrito nos olhos).

  • O Resumo deve ser escrito em linguagem denotativa. (Sem uso de metáforas, ou palavras imprecisas, tais como: alguns, vários, muitos, um pouco de etc.).

  • Por fim, definindo Resumo Acadêmico.

Resumo Acadêmico é um gênero textual, coeso e coerente, escrito em linguagem denotativa, contendo ente dez (10) a quinze (15) linhas.

1.5 Exemplo de Resumo Acadêmico


AS ORIGENS DAS ORAÇÕES CORRELATIVAS EM PORTUGUÊS[9]

RESUMO:

Meu objetivo é identificar e descrever as origens das orações correlativas da língua portuguesa. O estudo será desenvolvido com base em FARIA (1962), OITICICA (1952); BECHARA (2001) e outros. No primeiro momento será efetuado o levantamento dos possíveis estudos referentes ao caso, em seguida serão identificados os elementos linguísticos que deram origem às construções argumentativas correlativas. O corpus é composto com os seguintes vocábulos latinos: non solumsed etiam, talis qualis, sicut, velut. Os resultados demonstram que os vocábuloslatinos destacados propiciaram o uso de construções correlativas, tais como: não só… mas também, assim como… assim também.

PALAVRAS-CHAVE: Origens, orações correlativas, língua portuguesa.

Por fim, constata-se que o gênero textual Resumo Acadêmico possui características particulares, e elas fazem com que esse texto apresente traços específicos e inconfundíveis. Tal fato faz com que esse gênero se torne específico, uma vez que é empregado em textos teóricos produzidos no e para o meio acadêmico.

6. REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR 10520/2002: Informação e documentação- apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 9ª ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2009.

CARVALHO, Maria Cecilia Maringoni de. (Org.) Construindo o saber: metodologia científica – fundamentos e técnicas. 23ª ed. rev.e atual. Campinas, S P: Papirus, 2010.

CARVALHO, Wandercy de. Percurso histórico da palavra COMO: de advérbio a preposição. Rio de Janeiro, Instituto de Letras/UFF,2014. 158 p., mimeo. Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos.

CARVALHO, Wandercy de. CONTEMAS ou caderno de poemas de um aluno do Liceu.

Goiânia, Goiás: Editora América, 2014.

CICERO, Marco Túlio. Pro Archia, pro Marcello, pro Ligario. Trad. Maximino Augusto Gonçalves. Rio de Janeiro: Livraria H. Antunes Ltda. s/d.

______. As Catilinárias. Trad. Maximino Gonçalves. 6ª ed. Rio de Janeiro: Livraria H. Antunes Ltda. s/d.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 10ª ed. São Paulo: Ática, 1995.

HATOUM, Milton. Relato de um certo oriente. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2ª

ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989.

MACHADO, Anna Rachel et al. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

______. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MONNERAT, Rosane S. Moura. Adequação vocabular – por que “negro” e não “preto”? Português em debate – Encontros UFF, Niterói, p. 26-37, EdUFF, 1999.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.

8. OUTRAS PUBLICAÇÕES DO AUTOR ……………………..

8.1 TEXTOS LITERÁRIOS

a) CARVALHO, Wandercy de. CONTEMAS ou cadernos de poemas de um aluno do Liceu. Goiânia, GO: América, 2014. 

b) CARVALHO, Wandercy de. Pelos caminhos do mundo. Rio de Janeiro: Exemplar editora e publicidade, 1988.

c) CARVALHO, Wandercy de. Quando cheguei em mim. Rio de Janeiro: Exemplar editora e publicidade, 1987.

d) CARVALHO, Wandercy de. E nós somos isso? 2ª ed., Rio de Janeiro: Exemplar editora e publicidade, 1987.

e) CARVALHO, Wandercy de. Saudades de mim mesmo, 2ª ed., Rio de Janeiro: Exemplar editora e publicidade, 1985.

f) CARVALHO, Wandercy de. Escrito nos olhos. Rio de Janeiro: Exemplar editora e publicidade, 1984.

8.2 TEXTOS TEÓRICOS (ACADÊMICOS)

a) CARVALHO, Wandercy de. A estética da frase ou Fonossintaxe. Revista Linguagem em (Re)vista, número 24, 2017. Disponível em:

http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/

b) CARVALHO, Wandercy de. O Resumo acadêmico teoria e prática. Goiânia, GO: Espaço Acadêmico, 2015.

c) CARVALHO, Wandercy de. Percurso histórico da palavra COMO: de advérbio a preposição. Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Tese de doutorado, inédito, 2014.

d) CARVALHO, Wandercy de. As origens das orações correlativas em português. Revista Confluência do Liceu Literário, número 47, 2014. Disponível em: http://llp.bibliopolis.info/confluencia/wp/edpdf/41-42.pdf

e) CARVALHO, Wandercy de. Origens da palavra COMO. Revista Confluência do Liceu Literário Português, número 42, 2012.  Disponível em:

http://llp.bibliopolis.info/confluencia/wp/edpdf/41-42.pdf

f) CARVALHO, Wandercy de. Assim como no Orto do esposo. Disponível em www.filologia.org.br

g) CARVALHO, Wandercy de. –INHO e as relações semântico-funcionais: a estilística na sala de aula. Disponível em: www.filologia.org.br

h) CARVALHO, Wandercy de. A Sátira Menipeia no contexto da Revolução de Abril: Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/posverna/mestrado/CarvalhoW.pdf

i) CARVALHO,  Wandercy de. Período Científico: primeiros passos da gramaticalização no Brasil? Disponível em:

www.filologia.org.br/xvi_ cnlf/tomo 1


[1] Não confundir Gênero textual com Tipologia textual. Tipologia textual diz respeito às caracte-rísticas internas do texto; é a estrutura interna do texto (como o texto é feito). O gênero textual está relacionado à função social do texto. (Para que serve esse texto?) Para que serve uma fábula? Para que serve um artigo científico? Para que serve uma receita de bolo? Por exemplo, se comparo uma fábula com um artigo científico, vou encontrar algumas características comuns e outras não comuns entre esses textos. Quando faço essa tarefa, trato da tipologia textual.

[2] Muitos professores preferem chamar de Miniprojeto de pesquisa.

[3] Todo e qualquer resumo de um texto maior, é, por sua própria natureza de feitura, descritivo.

[4] Há quem diga que objetivo é o mesmo que: Objeto de estudo; assunto; tema; problema escolhido; delimitação do tema; objetivo específico; objetivo da pesquisa. Mas creio que não é a mesma coisa. Exemplo de tema. O tema da minha tese é estudar a palavra COMO. Se isso fosse o objetivo, ele seria muito vago, amplo, minha pesquisa não teria fim! Mas se falo assim: “Meu objetivo é identificar e descrever as diferentes alterações morfológicas e sintáticas do vocábulo COMO, do Latim aos dias atuais, para descobrir as origens da polissemia dessa palavra”. Nesse caso, nota-se o objetivo bem delimitado e bem definido. Enquanto que o tema ou o problema é algo mais amplo, mais aberto e, principalmente, muito vago. O objetivo é algo mais específico do que o tema. No objetivo contém o tema, mas não é o tema propriamente dito.

[5] Nas atividades de sala de aula, por simples questões didáticas, a Fundamentação Teórica pode ser fictícia, qualquer nome serve. Mas em hipótese alguma, quando se tratar de um resumo verdadeiro.

[6] É também chamado de Abordagem Metodológica ou simplesmente, Metodologia.

[7] Corpus é uma palavra oriunda do latim. É um substantivo neutro, ou seja, um ser inanimado, uma substância, uma matéria, um corpo próprio para ser manuseado, estudado. (Nesta palavra, ainda hoje persiste a mesma ideia, a mesma concepção ou conceito existente no latim, sobre o ser inanimado). O plural de corpus é corpora. Por exemplo: seu tema para pesquisa é ração animal. Depois de defini-lo, você decide estudar uma ração usada para engorda de bois, outra para engorda de porcos, outra para engorda de frangos. Neste caso, você terá três corpus, os quais comporão um corpora a ser estudado. Ao redigir seu trabalho comece assim: Meu corpora é composto por trêsdiferentes tipos de rações. O primeiro (…), o segundo (…), o terceiro… etc.

9 Veja no capítulo 4, exemplos de como encontrar o corpus em textos literários.

[9] Conferir publicação na revista Confluência nº 47 – Liceu Literário Português – Rio de Janeiro, 2015.

4 thoughts on “O RESUMO ACADÊMICO TEORIA E PRÁTICA

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      O livro “Resumo Acadêmico Teoria e Prática”, constroe-se a partir de uma abordagem bem elaborada sobre os assuntos abordados, de forma didática e com uma linguagem simples o livro expõe os mais variados exemplos. O autor dá ao leitor os métodos de formulação de maneira prática e sem enrolações, apontando formas de como abordar o conhecimento presente no livro em sala de aula. Tal livro está sendo de grande importância para mim, como leiga no assunto por ele abordado, consegui de primeira entender e elaborar meus resumos e resenhas. Portanto, com toda certeza levarei os conhecimentos apresentados no livro comigo.

    • Author gravatar

      Thank you

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