Como Escrever Bem Melhor,13 Etapas

por Wandercy de Carvalho

Como escrever bem melhor, se eu sempre tirei nota baixa nas provas de português?  Calma, se você sobreviveu àquela época, é capaz de superar outras barreiras.  E foi pensando em pessoas que possuem dificuldades para escrever, que elaborei essas 13 etapas para quem deseja escrever melhor.

Inicialmente, qual recurso vou usar que ainda não foi revelado por nenhum outro professor?  Embora esse conteúdo contenha revelações surpreendentes, saiba logo, nele não há ilusionismo, abracadabras e nem magia negra, no entanto o conhecimento adquirido aqui será o seu eterno amuleto.

Portanto, se estudar, você terá um amuleto para vencer todos os seus obstáculos. Nas instruções aqui apresentadas somente existem propostas de mudanças de atitudes. Portanto, não perca mais tempo como das outras vezes.  Aprenda agora como escrever certo!

Se você está se preparando para as provas do ENEM, ou para qualquer outro concurso, o qual exige o máximo do domínio sobre a norma padrão, você não pode deixar de seguir estas orientações, porque aqui, você vai descobrir como escrever bem melhor.

IMPORTANTE. De nada adianta fazer uma agradável e bem humorada lista de recomendações, nas quais revelo como escrever melhor, se seus conhecimentos sobre a língua, ainda são poucos.  Caia na real, se você deseja, realmente, passar em uma prova, passar em um concurso, é necessário aprender a escrever.  Por isso não perca essa oportunidade e me responda, agora: como você vai escrever bem, se nunca tirou 10 em português?

Para responder a essa pergunta, você vai precisar de três coisas:

  • Interesse
  • Disposição
  • Empenho

Em seguida, siga as 13 instruções que estão divididas em duas partes:

  1. Na primeira, apresento as 13 instruções.
  2. Na segunda, retomo as instruções e acrescento exemplos.
  3.  
  1. A) 13 DICAS DE COMO ESCREVER BEM MELHOR

Ortografia#1.

Para começar, o que é ortografia? É imprescindível o foco no que significa ortografia. Ortho (correto), gráphos (escrita). Ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente. Desse modo, a ortografia existe a partir de uma convenção preestabelecida historicamente.

Sendo assim, quando vou usá-la? Você vai recorrer à ortografia, todas às vezes que for fazer concursos. Todas as provas escritas na Língua Portuguesa cobram conhecimentos referentes à ortografia, ou seja, às normas da arte de escrever bem. Por isso, para saber como escrever corretamente, você vai precisar de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Desse modo, vamos ver uma atividade do 3º anos do fundamental.

Exemplo. Complete as palavras abaixo. (Use as letras s, ch, c, sc, x).

  1. Vi uma linda france…a passeando na praia.
  2. Aquele homem foi o último …..á do Irã.
  3. A…enda a vela para a…..ender a escada.
  4. . Cai..a, ei..o, frou..o, pei..e, quei..ada
  5. Conseguiu preencher corretamente os espaços? Isso é só o começo.

Coesão#2.

O que é coesão? Veja o exemplo: “escrever bem é difícil mais não é possível”.  Problema de coesão é isso aí. Você percebeu que nesse pequeno fragmento de texto existem três graves “problemas” de escrita? Se não percebeu, você precisa mesmo continuar lendo essas dicas para escrever corretamente e para ler e escrever melhor.

Incoerência#3.

O que é incoerência? Incoerência é contradição, é falta de lógica.  Para deixar de escrever textos contraditórios, é preciso manter o foco.  É preciso estar atento ao que escreve.  Vamos retomar o exemplo anterior.

Escrever bem é difícil mais não é possível”.

Você percebeu a incoerência?  Se não percebeu, eu insisto. Você precisa continuar lendo essas dicas para aprender como escrever bem melhor.

Sintaxe#4.

O que é sintaxe? Todos nós precisamos de informações sobre como escrever textos.  Desde o ensino fundamental à pós-graduação, precisamos seguir determinadas normas específicas para escrever uma boa redação. E isso inclui a organização das palavras na frase, para que possamos aprender como escrever melhor.  Exemplo: “um grande homem”, é diferente de “um homem grande”. Sintaxe é, portanto, a organização das palavras na frase.

Palavras de transição#5.

O que é transitar? Transitar é levar uma coisa de um lugar para outro. Simples assim.  Palavras de transição são aquelas palavras que levam para outro período ou parágrafo, o que foi dito anteriormente. Veja o exemplo:

Quando os dois meninos chegaram próximo àquele que gritava, perceberam que uma grande sucuri havia se enrolado nele; e esse, desesperado, agarrado ao pescoço da cobra, tentava impedir que ela começasse a comê-lo, por isso os meninos correram para ajudar o outro.
                                                               Do livro: Retratos da infância, Wandercy de Carvalho. 

A locução causal por isso retoma sete informações ditas anteriormente, por esse motivo, ela é chamada de palavra de transição. É função, portanto, das palavras de transição, é retomar o que foi dito anteriormente, para que seja possível manter o texto coeso e fazer a progressão dele.

Com base no fragmento de texto, quais foram as informações retomadas com o uso da locução causal por isso? Destaque-as.

Retomada referencial#6.

Durante o processo de escrita de um texto, retomada referencial é o ato de retomar uma palavra ou uma informação anteriormente dada, com o propósito de possibilitar a progressão textual. (Retomada anafórica) Exemplo:

O jogador fez um gol no último minuto dos 45 jogados, ele foi muito elogiado.

  1. [O jogador fez um gol]. 2. [Ele foi elogiado].

(Da primeira informação, qual foi a palavra retomada?).

Catáfora#7.

O que é catáfora? Catáfora é um processo de escrita, no qual se usa um elemento linguístico, para fazer uma correção ou para lançar uma informação a ser dada.  O elemento linguístico usado é sempre o pronome demonstrativo ESTE e seus derivados. Veja os exemplos:

“Dois mais dois são cinco, isto é: são quatro”.

“O futuro de quem estuda seriamente é este: sucesso garantido”.

“Um grande amigo me fez isto: emprestou-me o dinheiro que eu precisava”.

Progressão textual#8:

De acordo com as duas últimas informações acima, progressão textual é a junção do mecanismo combinatório entre a retomada anafórica e a catafórica. Se bem que, nem todo texto apresenta catáfora, no entanto certamente contém diferentes retomadas referenciais. E elas são usadas para dar progressão ao texto. Sendo assim, é possível perceber como aprender a escrever é um ato que requer muita atenção, e, principalmente, convém estar focado, também, no hábito de ler.

Conjunção coordenativa#9.

Para que servem as conjunções coordenativas?

As conjunções coordenativas servem para ligar as orações independentes, e assim constituírem um enunciado maior.

Veja o exemplo:

[O candidato saiu cedo de casa], mas [ele chegou atrasado], logo [não fez a prova].

Conjunção subordinada#10.

Para que serve a conjunção subordinada? (Também chamada de conjunção integrante).  A conjunção subordinada integrante serve para unir a oração principal à outra oração que exerce uma função sintática.

Veja os exemplos:

É provável QUE eles passem no concurso.  (É provável isso).

Oração subordinada substantiva subjetiva.

Eu desejo QUE ele vença a maratona. (Eu desejo isso)

Oração subordinada substantiva objetiva direta.

Desse modo, percebe-se como escrever bem melhor exige estudos gramaticais. No entanto, com o hábito de ler, isso facilita bastante, porque na hora de escrever, essas estruturas oracionais vão estar armazenadas em seu cérebro e elas aparecerão na hora de escrevê-las. Portanto, como escrever corretamente é um ato que, na maioria das vezes, se aprende lendo alguns bons livros.

Construção correlativa#11.

Para que serve a construção correlativa?  A construção correlativa serve para expor, tanto fatores estilísticos, quanto estéticos.  Ela contém o entrelaçamento das ideias, centradas na argumentação, que não pode ter falha, nem ser incompleta. O recurso correlativo serve para deixar o texto mais elegante, e, esteticamente, melhor planejado. Exemplo:

[…] esse fato já somava a sexta queda, ocasião em que provocava risos, não só nos meninos, como também nas pessoas que assistiam àquele “espetáculo”.
Do livro: Retratos da infância, Wandercy de Carvalho.

Pontuação#12.

Para saber como escrever bem, é necessário aprender a usar a pontuação. Esse é um foto com o qual todos os professores concordam.  Saber colocar as vírgulas para incluir, no texto, os diversos adjuntos, apostos, e delimitar a extensão das rações, é um passo muito relevante para aprender como escrever melhor.

De igual modo, é imprescindível saber colocar o ponto final, para delimitar a extensão do período e do parágrafo. E ainda, para saber como escrever corretamente, é necessário usar o ponto de interrogação, o ponto de exclamação, dentre outros. Estes são alguns dos conhecimentos que não podem faltar para quem deseja saber como escrever bem melhor.

Legibilidade#13.

A legibilidade, embora esteja como a última recomendação de como escrever melhor, poderia ser a primeira, uma vez que ela concentra todas as etapas anteriores.  Isto é, se por acaso, uma das recomendações apresentadas acida não tiver sido levada em conta, não tiver sido observada com seriedade, o texto não ficará legível.  E um texto ilegível é um texto problemático. Sendo assim, foi por isso que elaborei esse guia para quem deseja escrever corretamente. Para não ter dúvidas na hora de responder a qualquer prova, convém que você siga as orientações abaixo sobre como aprender a escrever.

ORTOGRAFIA

Veja alguns concursos que exigem conhecimentos de ortografia.

  • ENEM 
  • INSS
  • PRF e PF
  • Área jurídica (TJ, TRF, TRE, TRT)
  • Concursos para seleção de (Polícia Militar, Civil e Guarda municipal).
  • E diversos outros concursos para as prefeituras.
  • Ou seja: em todos os concursos, os candidatos devem saber como escrever corretamente. Devem demonstrar que leram e conhecem as normas ortográficas para saber como escrever bem melhor.
  •  
  • B) De acordo com o que foi visto inicialmente, aqui retomo às instruções anteriores. Agora, de forma bem mais detalhada e com mais exemplos. 
  • Inicio com a Ortografia#1 e destaco os usos de letras.
  •  
  1. Quando usar X ou CH?  
  2. a) emprego da letra X.  A letra X é usada em palavras iniciadas por EN- (exemplos)
  3. Enxame, enxaqueca, enxertar, enxerido, enxugar, enxurrada, enxergar, enxada.
  4.  

b) A letra X é usada em palavras iniciadas por ME- (exemplo)
     Mexer, mexerico, mexicana, México, mexeriqueiro.

c) A letra X é usada depois de ditongo decrescente:
Caixa, abaixar, eixo, encaixar, rouxinol, deixar, baixo, trouxa, frouxo, ameixa, faixa, paixão, desleixo, desleixado.

d) A letra X é usada em palavras de origem indígena e africanas.    

Indígena > Xingu, abacaxi, xaxim, Xanxerê.
Africanas > xará, xepa, xodó, xangô.

  1. PALAVRAS ESCRITAS COM CH

Chefe, chamar, chamego, charco, cheiro, chute, chocolate, machucado, cochilo, mochila, manchete, caprichar, brecha, debochado, rancho, pichar, bolacha.

1.1 A IMPORTÂNCIA DA SEMÂNTICA E DO CONTEXTO PARA ESCREVER CERTO

Para começar a entender o processo de como escrever bem melhor, convém observar a existência de palavras com fonema igual ou parecido. (Cada fonema tem a função de estabelecer a diferença de significado entre uma palavra e outra), (mesmo som, mesma pronúncia, porém possuem grafia e sentido diferentes). Essas palavras são chamadas de homônimas homófanas.

Veja alguns exemplos abaixo:

Coxa (membro superior ao joelho), colcha (é a coberta da cama)

Chalé (casa campestre), xale (é usado para proteger o pescoço)

xeque (lance do jogo de xadrez),  cheque (ordem de pagamento)
xá (título do antigo soberano do Irã),  chá (infusão, bebida)
tacha (mancha, defeito ou pequeno prego),  taxa (imposto, tributo)
coxo (imperfeito, capenga), cocho (vasilha para alimentar animais)

De acordo com o exposto, para saber como escrever certo, é importante ficar atento, não só ao modo de escrever as palavras, como também o significado delas, para que mesmo escrevendo-a corretamente, você não venha a deixar o texto incoerente.

Sendo assim, como escrever bem melhor é um processo que requer desempenho, dedicação e foco, é preciso estar atento nessas pequenas sutilezas da língua, para que você não tenha dúvidas na hora de qualquer avaliação.

1.2) ATIVIDADES QUE AJUDAM A ESCREVER BEM MELHOR:
(Use: c, sc, ss, ch, x).

a) O menino a…endeu a tocha e em seguida, a…endeu a escada.
b) Coloque o a…ento nas palavras e depois volte ao seu a…ento.
c) Dei…e os livros na estante e comece a desenhar os pei…es.
d) Ele pegou a en…ada e começou a me…er o barro.

  1. Os me….ilhões estavam bem me….idos e saborosos.
  2. Meu chefe escreveu uma man….ete sobre um ran…..o pi….ado.
  3.  

2) USOS DO HÍFEN[1]

a) Emprega-se o hífen nos compostos, quando a primeira palavra, por extensão ou reduzida, está representada por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal. Ex:

arco-íris, decreto-lei, joão-ninguém, médico-cirurgião, mesa-redonda, zé-povinho, tenente-coronel, guarda-noturno, azul-escuro, má-fé, norte-americano, conta-gotas.

b) Utilizamos o hífen nos compostos, quando a primeira palavra está representada pelas formas: além, aquém recém, bem e sem. Exemplos:

Além-mar, além-fronteiras, recém-casado, recém-eleito, recém-nascido, Bem-estar, bem-humorado, bem-vestido, bem-visto, sem-vergonho. 

c) Emprega-se o hífen nos elementos compostos, quando o primeiro termo está representado pela palavra mal e o segundo termo começa por vogal, h ou l.
mal-entendido, mal-estar, mal-humorado, mal-informado, mal-limpo. Exemplos:

a) Com a reportagem, o jornalista demonstrou estar mal-informado.

b) Naquele nosso último encontro, houve um mal-entendido.

c) Aquela comida me ocasionou um mal-estar.

d) O que ouvi de você me deixou mal-humorado.

e) O banheiro estava mal-limpo, (porque estava malcheiroso).

d) O hífen é usado nos nomes geográficos compostos pelas formas grã, grão, ou por forma verbal ou, ainda, naqueles ligados por artigo. Exemplos:

Grã-Bretanha, Grão-Pará, Passa-Quatro, Trás-os-Montes, Entre-os-Rios.

e) Ocorre o hífen nos compostos que designam espécies botânicas, zoológicas e áreas afins, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elementos.

Bem-te-vi, cobra-d´água, coco-da-baía, couve-flor, erva-doce, joão-de-barro, andorinha-do-mar, cobra-capelo, fava-de-santo-inácio, etc.

OBS: Observe os exemplos abaixo.

Bico-de-papagaio é uma planta usada para decoração.
Bico de papagaio é uma doença que afeta as articulações.
Meu vizinho tem um nariz do tipo bico de papagaio.

Sendo assim, observa-se que, para aprender como escrever corretamente, é preciso estar atento, não só como as palavras são escritas, mas também o que elas significam, já que, de acordo com o uso ou não do hífen, ocorrem mudanças de significados.

f) Emprega-se o hífen, quando a primeira palavra termina por vogal igual à que inicia na segunda. Como na física, aqui em Língua portuguesa, as letras iguais se repelem. Exceto em palavras começadas com os prefixos (re- co- pre-) Exemplos:

anti-inflamatório, anti-infeccioso, contra-almirante, micro-ondas, semi-interno, arqui-inimigo, auto-observação, sobre-exceder, supra-auricular.

OBS: Caso a primeira palavra termine por vogal diferente daquela que inicia a segunda, escreve-se tudo junto, sem hífen.  Como na física, os contrários se atraem. Exemplo:

Antiaéreo, aeroespacial, agroindustrial, autoajuda, autoescola, contraofensiva, extraoficial, hidroelétrico, infraestrutura, intrauterino, plurianual, ultraelevado, semiárido, socioeconômico, supraocular.

g) Quando a primeira palavra terminar por vogal e a segunda começar com R ou S, não se usa hífen, mas essas consoantes devem ser duplicadas.

Antessala, antissocial, autorregulamentação, contrarregra, macrorregião, cosseno, infrassom, microssistema, minissaia, semirrígido, suprarrenal, ultrassonografia.

De acordo com o exposto, você percebe como escrever bem melhor não é uma tarefa impossível, no entanto, para saber como aprender a escrever ou como escrever corretamente, é necessário: interesse, disposição e muito empenho.

3) USOS DOS PORQUÊS PARA ESCREVER BEM MELHOR

POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ?

No momento em que estou escrevendo, qual dessas palavras devo usar?
A dúvida é grande, porque ela vem desde o ensino fundamental.

a) POR QUE (separado e sem acento): é usado em duas situações.

a.1) No início da frase para fazer pergunta. (É a junção da preposição POR e do pronome interrogativo QUE). (Significa: razão, motivo).

__ Por que os alunos chegaram molhados? (motivo)
__ Por que ele ainda está aqui? (razão)

a.2) É junção da preposição POR com o pronome relativo QUE. Pode ser substituído por: pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais.

A causa por que luta a professora é admirável. (A causa pela qual luta a professora).
Os motivos por que pesquiso são animadores. (Os motivos pelos quis pesquiso).

b) POR QUÊ (separado e com acento): é usado somente no final de frases, tanto para perguntar, quanto para responder. Exemplos:

__ Você não chegou mais cedo por quê?
__ Nem eu sei por quê.

c) PORQUE (junto, sem acento): essa palavra é uma conjunção e estará ligando duas orações. Geralmente é usada para responder a uma pergunta.

__ Você não chegou mais cedo por quê?
__ Não cheguei mais cedo, porque estava chovendo.

d) PORQUÊ (junto, com acento): é usado quando essa palavra é morfologicamente classificada como substantivo. Estará sempre acompanhada por um determinante. (artigo: o, os, um, uns; numeral: um, dois, cinco; pronome adjetivo: meu, esse, aquele). Ou seja: constata-se a existência de três possibilidades da palavra porquê aparecer em um texto. Exemplos:

1) Porquê acompanhado de artigo, (com função de substantivo).

O porquê de estudar o dia todo é porque desejo passar no concurso. (o motivo)
Os porquês de não passar na prova é a falta de empenho nos estudos. (motivos)

3) Porquê acompanhado de numeral. (com função de substantivo).

Digo-te, agora, um porquê para pensares no futuro, (uma razão).
Dou-te dois porquês para acreditares nos estudos, (duas razões).

3) Porquê acompanhado de pronome adjetivo. (com função de substantivo).

Meus porquês são cheios de entusiasmos e motivações.
Não sei explicar, mas qualquer dia, esses porquês me matam.
Vamos focar mais naqueles porquês geradores de dúvidas.

Desse modo, perceba que você ainda não encontrou, nem mesmo em gramáticas, tantos exemplos de como usar o “porque”.

Sendo assim, de acordo com o que você tem visto até aqui, não perca essa oportunidade para aprender como escrever bem melhor. Não deixe passar essa oportunidade para saber como aprender a escrever. Uma vez que essas representam as melhores dicas para escrever corretamente.

Coesão#2:

O que é Coesão? Coesão é a perfeita articulação entre os elementos textuais, os quais determinam tanto os acordos e combinações entre as palavras, quanto a melhor transição de ideias entre frases, períodos e parágrafos.

De acordo com a definição, vamos retomar o exemplo apresentado inicialmente.

Escrever bem é difícil mais não é possível”.

Você percebeu que nesse pequeno fragmento de texto existem alguns graves “problemas” relacionados à escrita?  Vamos conferir.

a) Escrever bem é difícil. (Certo. Todos nós concordamos com essa afirmação).

b) MAIS = E.
Na realidade, deveria ter sido escrito a conjunção adversativa MAS, a qual dá ideia de contradição, de oposição. No entanto, talvez por esquecimento ou por falta de conhecimento, foi usado o conector (E) demonstrando adição.
(Escrever bem é difícil E não é possível).

c) Faltou usar o prefixo de negação IN-
(Escrever é difícil MAS não é impossível).

d) Faltou usar a vírgula para separar as duas orações coordenadas.

[Escrever bem é difícil] ………… [Escrever bem não é impossível].

e) Escrever bem é difícil, MAS (porém, no entanto) não é impossível.

Sendo assim, observe que um fragmento de texto tão simples como esse, apresentou muitos problemas de escrita.  E por que isso ocorreu?  Porque quem o escreveu desconhecia a diferença entre o advérbio MAIS e a conjunção MAS. Embora essas palavras sejam parecidas, no que diz respeito ao som, elas são diferentes, no que se refere à escrita e ao significado. (São palavras homônimas homófonas).

f) Quem produziu esse pequeno texto também ignorava ou se esqueceu do prefixo IN-, e o que ele significa.

Desse modo, podemos repetir a pergunta inicial:

O que é coesão?

Resp:  Coesão é a perfeita articulação entre os elementos textuais, os quais determinam, não só os acordos e combinações entre as palavras, mas também a melhor transição de ideias entre frases, períodos e parágrafos.
               A coesão está relacionada a todas as classes de palavras: (verbos, substantivo, adjetivo, artigo, pronomes, preposição, advérbio, conjunção, numerais). Também está presente na acentuação, no mau uso da pontuação, e, ainda, na concordância verbal, na correlação entre o tempo e os modos verbais.

Com isso, é possível perceber que aquele pequeno texto usado como exemplo apresenta problemas de coesão, porque ocorreu “erros” na hora de escrever a conjunção MAS e a palavra impossível.

O que é coerência?

Resp: Coerência é o perfeito equilíbrio entre os elementos textuais e seus significados.

Exemplo de texto sem coerência:

Incoerência#3.  “Escrever bem é difícil mais não é possível”.

E por falar em incoerência, retomo ao exemplo usado para falar de coesão, agora, quando lemos “escrever bem é difícil E não é possível escrever bem”, temos aqui uma grande incoerência, isto é: uma contradição ou falta de lógica.  Uma vez que toda atividade humana, por mais difícil que seja, ela sempre poderá ser efetuada. Incoerência, é, portanto, falta de lógica, falta de sentido.  Conforme se percebe, aquele pequeno fragmento de texto apresentava problemas de coesão e de coerência.

Mais dois pequenos exemplos de textos incoerentes:

“Ao estudar genética vi que é possível fazer enseminação artificial em boi Nelore para melhoramento da raça”.

“O operário saiu cedo para o trabalho, pois ele podia chegar atrasado naquele dia”.

Sendo assim, como escrever bem melhor? Fazendo ATIVIDADES

Elimine a incoerência nos dois exemplos expostos acima.

Sintaxe#4.

O que é sintaxe?  A gramática normativa denomina sintaxe o estudo das regras que regem a boa organização e as relações entre as palavras, na oração. Desse modo, para ler e escrever bem, é necessário estarmos atentos ao que diz respeito à organização das palavras na frase.

No estudo da sintaxe aprendemos o que é:

  • O sujeito da oração. (O menino corre no parque).

                                           (Sujeito   v. intr. adj. adv. de lugar).

  • O que é verbo transitivo direto. (Comprei um livro).

                                                              (v.t.d.      o.d.)

  • O que é um verbo transitivo indireto. (O menino precisa de carinho).

                                                                       (sujeito      v.t.i.       o. ind.).

  • O que é um verbo transitivo direto e indireto. (Escrevi um e-mail ao diretor).

                                                                                   (v.t.d.ind.    o.d.        o.ind.).

  • O que é um verbo intransitivo. (A criança dorme).

                                                         (sujeito      v. int.).

  • O que é um verbo de ligação. (A menina é estudiosa).

                                                         (Sujeito  v.l.  predicativo)

  • O que é um adjunto adnominal. (Os três porquinhos correram).

                                                           (Adj. Adn.,  Sujeito,     Verbo)

  • O que é um complemento nominal. (Helena tem medo de escuro).

                                                                (Sujeito, v.  nome. compl. do nome)

  • O que é um adjunto adverbial. (Meu pai não trabalha hoje).

                                                          (Hoje é adj. adv. de tempo).

  • O que é predicado, predicativo do sujeito, predicativo do objeto direto, aposto.

Como se percebe, para se escrever bem melhor, é preciso termos domínio sobre essas orientações, para que o texto não se transforme, apenas, em um amontoado de palavras sem sentido e sem lógica. 

Palavras de transição#5.

O que é transitar? Transitar é levar uma coisa de um lugar para outro. Simples assim.  De igual modo, palavras de transição são aquelas palavras que transportam, para outro período ou parágrafo, o que foi dito antes.  Por esse motivo, elas contêm muitos significados, e é necessário estar atento, para que uma não seja usada no lugar de outra. 

As palavras de transição estão inseridas ou classificadas em doze tipos semânticos ou significados, e estão distribuídas em todas as partes do texto e em qualquer tipo de texto.  Em razão disso, elas são usadas de acordo com suas finalidades e significados. Exemplos de palavras de transição.

  • Introdução > Inicialmente, em primeiro lugar, à primeira vista, a princípio,
  • Continuação > em seguida, mesmo que, apenar disso, seja como for, etc.
  • Ideia de adição > além do mais, além disso, e ainda, e também, etc.
  • Noção de tempo > Logo depois, imediatamente, ao mesmo tempo, logo que,
  • Semelhança ou comparação > Da mesma forma, igualmente, assim como,
  • Correlação > Não só… mas também; não apenas… como também; ora… ora,
  • Conclusão > Enfim, em suma, dessa forma, por fim, em conclusão, logo, etc.
  • Causa consequência > Portanto, por isso, em consequência disso, etc.
  • Esclarecimento, correção > Isto é, ou seja, para deixar claro, etc.
  • Adversidade, contradição > Porém, no entanto, contudo, mesmo assim, etc.
  • Noção de finalidade > Para que, a fim de que, etc.
  • Enumeração > Em primeiro lugar, além disso, em segundo lugar, depois, etc.
  •  

De acordo com as dicas apresentadas, para você aprender como escrever bem melhor, convém acrescentar que, se você tem hábito de ler, não vai ser preciso se preocupar muito em memorizar todas essas palavras de transição, visto que esses elementos textuais, a partir do hábito da leitura, vão se interiorizando em nosso consciente, e eles surgem, quase que automaticamente, quando estamos escrevendo.  Veja o exemplo:

[…]. Apesar de ser o mais belo e o mais poderoso, é Apolo quem sela os cavalos, quando os dois vão caçar ou correr pelos campos. É Apolo quem leva os anzóis, quando os dois saem para pescar, é ele quem prepara o lanche nas excursões montanhosas.  É Apolo quem leva o violão, com o qual canta as mais lindas canções; as quais são capazes de alegrar até o coração das duras montanhas.  Enfim, aquela bela amizade era capaz de causar inveja e motivar fofocas, até entre os próprios deuses!

                        CARVALHO, Wandercy de. Retratos da infância.

Retomada referencial#6.

Inicialmente, é muito importante ficar atento para não confundir retomada referencial com palavras de transição.  As funções delas são parecidas, mas não são iguais.  A principal diferença, é que a retomada referencial somente ocorre com pronomes, enquanto que as palavras de transição ocorrem com outras palavras, tais como: locuções adverbiais, conjunções, locuções prepositivas e locuções conjuntivas.

Sendo assim, durante o processo de escrita de um texto, retomada referencial é o ato de retomar uma palavra substantivada ou uma informação anteriormente dada, com o propósito de possibilitar a progressão textual. (Há quem chame Retomada anafórica) Exemplo:

“[…]. Os meninos viram a barragem de um conhecido açude, no qual, eles e mais alguns amigos, tios e primos costumavam, não só pescar, como também nadar”.

                                                CARVALHO, Wandercy de. Retratos da infância.

Observe que o pronome pessoal ‘eles’ está retomando ‘os meninos’, para que, assim, o texto fique coeso e evite repetições desnecessárias.  Desse modo, saber usar os pronomes é uma das melhores dicas de como escrever melhor ou como escrever corretamente.

Catáfora#7.

O que é catáfora? Conforme visto no início, catáfora é um processo de escrita, no qual se usa um elemento linguístico que serve para se preparar o leitor para uma informação que ainda será dada. É também usada para fazer-se uma correção.  O elemento linguístico usado é sempre o pronome demonstrativo ESTE e seus derivados. Veja os exemplos:

   “Dois mais dois são cinco, isto é: são quatro”.

   “O futuro de quem estuda seriamente é este: sucesso garantido”.

“Aquela construção foi elabora no formato dos antigos projetos romanos, isto é: possuía o formato de arco”.     CARVALHO, Wandercy de. Retratos da infância.

Progressão textual#8:

Não só o que foi dito em: palavras de transição, como também o que está em: retomada referencial, a junção desses dois procedimentos resulta na progressão textual. Na realidade, a progressão textual é o somatório de fatos ou de acontecimentos que vão contribuir para o “crescimento” do texto, e, à medida que você vai compreendendo como funciona esse processo, você começa a entender como escrever corretamente.

Conjunções coordenativas#9.

Para que servem as conjunções coordenativas? As conjunções coordenativas são usadas para ligar, para “amarrar” as orações coordenativas sindéticas, para que seja possível construirmos um texto coeso e coerente. Veja o exemplo:

  1. O candidato saiu cedo de casa. O candidato chegou atrasado. O candidato não fez o concurso. O candidato reconheceu o seu erro.

Observe que, um texto escrito dessa maneira, fica horrível. Fica muito desagradável para ser lido, principalmente, porque está repetitivo demais. No entanto, ao usarmos as conjunções coordenativas, o texto ficará mais agradável de ler, porque agora ele ficará coeso e coerente. Veja como ficou o mesmo texto.

1.1 O candidato saiu cedo de casa, no entanto chegou atrasado, por isso não fez o concurso. Na verdade, ele reconheceu que devia ter saído mais cedo.

Observe que, após terem sido inseridas as conjunções coordenativas, o texto ficou mais agradável, mais compreensível, mais lógico, e mais fácil para ser lido.  É assim que se aprende como escrever corretamente ou como escrever bem melhor.

Existem cinco tipos de conjunções coordenativas.

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS SINDÉTICAS

TIPOS               CONJUNÇÕES
Aditivas e, e também, e nem, mas ainda
Adversativas Porém, no entanto, contudo, todavia
Alternativas Ou… ou, já… já, quer… quer, ora… ora,
Conclusivas Desse modo, por isso, então, logo, portanto
Explicativas Isto é, ou seja, na verdade, a saber, que,

Quadro 1. Conjunções coordenativas sindéticas.

Primeiramente observe que saber usar essas conjunções será um ponto marcante e decisivo para ler e escrever bem os seus textos. No entanto, ainda que a teoria textual divida cada conjunção, cada advérbio, cada oração etc. Tudo isso é possível ser resolvido com o simples ato de ler, isto é: quanto mais você lê, mais descobrirá que será capaz de escrever melhor.

Isso é possível, porque, quando lemos, todos esses recursos textuais ficam guardados em nossa memória, e eles, quase que por milagre, aparecem no momento em que vamos escrever os nossos textos.

Assim sendo, essa é mais uma dica de como escrever bem melhor.  É mais uma dica de como escrever corretamente.

Na realidade, escrever certo é o desejo de muita gente. Por isso, é necessário recuperar o tempo perdido e dedicar-se a essas dicas de como aprender a escrever. Saiba que, para aprender a escrever corretamente não existem mágicas, existem o esforço e a dedicação.

Sendo assim, para dar essas dicas de como escrever bem melhor, foram necessárias muitas horas de estudo.  Porém, uma coisa é certa, da mesma forma como estou hoje dando essas dicas de ‘como aprender a escrever’, amanhã poderá ser você, caso seja esse o seu desejo.

Conjunções subordinativas#10.

Para que servem as Conjunções subordinativas?

Conforme o nome já diz, elas servem para ligar orações subordinadas, isto é, orações dependentes entre si, as quais não apresentam um sentido completo. Em outras palavras, uma oração completa o sentido da outra.

As conjunções subordinativas podem ser: substantivas, adjetivas e adverbiais.

As Conjunções Integrantes introduzem orações substantivas, e elas são assim denominadas, porque desempenham diferentes funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto etc. A conjunção integrante QUE é a mais usada, no entanto, existem ainda as conjunções se, e como.

As Conjunções adverbiais introduzem orações adverbiais, elas indicam circunstâncias de tempo, de modo, de fim, de causa, de consequência etc. Desse modo, veja a tabela abaixo e conheça o vasto número das orações adverbiais:

Conjunções subordinadas adverbiais para quem deseja escrever melhor.

TIPOS Exemplos de conjunções adverbiais
CAUSAIS Que, porque, visto que, uma vez que, já que, como,
CONCECUTIVAS Que, tanto que, tal que, de tal forma que, tão que,
FINAIS A fim de que, para que, que,
TEMPORAIS Quando, agora que, desde que, logo que, assim que, apenas, mal,
CONDICIONAIS Se, caso, desde que, exceto se, salvo se,
CONCESSIVAS Ainda que, embora, mesmo que, se bem que, conquanto que
COMPARATIVAS Como, assim como, tal como, tanto como
CONFORMATIVAS Conforme, como, segundo,
PROPORCIONAIS À medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais… quanto menos.

Quadro 2. Conjunções adverbiais.

E assim, conforme o quadro exposto acima é possível perceber outros elementos relevantes para se aprender como escrever bem melhor. Ali, nota-se que a escrita requer dedicação. Porém conforme a dica anterior, o hábito de ler vai ajudar muito a quem deseja saber como escrever bem.

Construção correlativa#11.

Dando continuidade às instruções de como aprender a escrever bem melhor, é importante saber o que são e para que servem as construções correlativas. Na realidade, elas são o resultado de um recurso retórico que remete ao Latim e ao Grego.

Desde aquela época, o recurso retórico que utiliza a construção: NÃO SÓ… MAS TAMBÉM é usado para fortalecer um argumento, principalmente, em um discurso que deve ser preciso e verdadeiro. Sendo assim, para se conhecer o que é e para que servem as construções correlativas, é necessário ler o texto: As origens das orações correlativas em português

Em seguida, ali vamos encontrar a construção correlativa sendo usada pelos maiores autores da literatura e da clássica retórica. Recursos esses que ainda hoje são usados.  Sendo assim, para quem deseja escrever um texto discursivo/ argumentativo não pode deixar de ler o texto: As origens das orações correlativas em português.  

COMO ESCREVER BEM MELHOR COM OS SINAIS DE PONTUAÇÃO#12

Que são os sinais de pontuação? São os recursos gráficos usados para dar, ao texto escrito, as características da língua falada. Esses sinais são aplicados junto às palavras da oração ou do período, e por isso também são chamados de notações sintáticas.

Os sinais de pontuação podem ser colocados em dois grupos:

a) Sinais de pausa: ponto . vírgula , ponto e vírgula ;

b) Sinais de melodia ou entoação. Para marcar a entoação, usamos os seguintes sinais. ? Ponto de interrogação, ! Ponto de exclamação, … Reticencias,

“ ” aspas, (  ) parênteses [ ] colchete __ travessão, : dois pontos.

Uso do ponto. O ponto é usado para indicar pausa de grande duração. Exemplos:

O carteiro chegou.

O carteiro chegou, porque ouvi o cachorro latindo.

O ponto também é usado nas abreviaturas.  Exemplos:

Dr. (doutor) Sr. (senhor) V. Sª (Vossa Senhoria) s. m. (substantivo masculino)

  1. A vírgula[2]

A vírgula é usada para marcar pausa de leve duração entre os termos da oração e entre orações de um mesmo período.

A vírgula entre os termos da oração.

  1. A vírgula é usada para separar o vocativo.

Professor, quando vai ser a prova?

Alunos, a nossa prova será no final deste mês.

  1. A vírgula é usada para separar o aposto.

Meu vizinho, que se casou neste mês, viajou para Londres.

Meu cachorro, que estava doente, precisou ficar na clínica.

  1. A vírgula é usada para separar adjuntos adverbiais

Você, certamente, será um ótimo candidato.

Você, seu primo e quem mais estudar, possivelmente, passarão nos exames.

  1. A vírgula é usada para separar ternos iguais da oração.

Os sertanejos que já suportaram o calor, a fome, a cede não creem mais em conversas de políticos demagogos.

  1. A vírgula é usada para separar nomes de lugar nas datas e nos endereços.

Palmas, 11 de março de 2020.

Rua da Complicação, 250.

  1. A vírgula é usada para indicar elipse ou omissão de um termo da oração.

Confio em você. Já no seu irmão, não.

Um presente ela merecia, mas você, não.

Seu irmão vai tirar boa nota, enquanto você, duvido.

  1. A vírgula é usada para separar palavras ou expressão explicativa ou conclusiva tais como: por exemplo, isto é, assim, desse modo.

[…], desse modo, de acordo com os fatos, todos sobreviveram.

Dois e dois são cinco, isto é, são quatro.

  1. A vírgula é usada para separar orações coordenadas assindéticas.

O menino desencapou o picolé, passou a língua nele, sorriu feliz.

O jogador chutou a bola, correu apressado, chutou novamente.

  1. A vírgula é usada para separar oração coordenada iniciada pela conjunção E.

O atleta se esforçou muito, e não ganhou o prêmio. (mas)

Os concursantes estudaram muito, e não foram aprovados. (mas)

O professor fazia exposição do conteúdo, e os alunos olhavam os whatsapps.

  1. A vírgula é usada para separar oração subordinada explicativa.

Deus, que é pai de todos, sabe os sacrifícios que fiz.

As mulheres, que são estudiosas hoje, não dependerão de maridos amanhã.

As crianças, que crescem livres nos campos, quando adultas, são mais felizes

B) Dois-pontos

Os dois pontos :  são usados para:

1) Introduzir uma enumeração explicativa.

2) Introduzir um esclarecimento ou uma síntese do que foi dito antes.

3) Introduzir uma citação.

4) Introduzir a fala de um personagem.

C) Ponto de interrogação

O ponto de interrogação ?  é usado para marcar o tom da voz que se eleva de forma ascendente, própria da interrogação direta.

__ E aí, João Pedro, alguma novidade?

__ Tudo está de acordo, conforme cominamos?

  1. Ponto de exclamação

O ponto de exclamação ! é colocado em frases exclamativas para expressar estado emotivo ou chamamento.

__ Menino, venha logo aqui!

__ Ué! Você não disse que vinha hoje?

E) Reticencias

As reticencias ou pontos de reticencia são usados para indicar a interrupção do pensamento, a hesitação de quem fala, indica o estado de espírito do falante. Exemplos:

__ Faz uma semana que ele foi pescar no mar, como não deu mais notícias, nesse momento, deve estar morto…

Você que precisa saber como escrever bem melhor, precisa focar nessas orientações referentes à pontuação. Neste guia, preparado para quem deseja escrever, contém a maioria de tudo o que você precisa saber como escrever textos. Desse modo, aqui está as principais dicas de como escrever corretamente.

Legibilidade textual#13.

A legibilidade textual está relacionada à leitura. Ou seja: quanto mais bem usados os recursos de escrita, quanto mais bem planejada a sintaxe e a pontuação do texto, mais legibilidade terá o texto. A legibilidade é a qualidade que determina a facilidade de leitura, intermediada pelo autor.

Sendo assim, o autor, de qualquer que seja o texto, precisa estar focado, não só em todos os processos de escrita e compreensão textual, como também, na legibilidade textual. Principalmente, para que o leitor possa entender o que foi escrito.  Veja os exemplos abaixo:

a) “Minha mãe fez reforma na casa e depois lavamos toda a sua área de Bombril”

b) “Meus amigos me convidaram para ir a uma festa escondida em outra cidade, minha mãe não deixaria eu ir eu topei na hora”.

c) “Foi um crime a Marinalva ter deixado o seu cachorrinho só no mato”.

Como se percebe, os fragmentos de textos acima apresentam diferentes problemas de escrita. Principalmente, porque em todos estão presentes, não só os desarranjos sintáticos, mas também semânticos.  E sem esses elementos, o texto não possui legibilidade.

Por favor, cite a fonte:

CARVALHO, Wandercy de. Como escrever bem melhor. Disponível em: www.wandercydecarvalho.com.br

REFERENCIAS

BECHARA, Evanildo. O que muda com o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

CARVALHO, Wandercy de. As origens das orações correlativas em português. Disponível em http://llp.bibliopolis.info/confluencia/rc/index.php/rc/article/view/39

CARVALHO, Wandercy de. 36 usos e funções da palavra QUE, disponível em:

https://wandercydecarvalho.com.br/tag/36-usos-da-palavra-que/

CARVALHO, Wandercy de. Retratos da infância: 2020.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 5. Ed. São Paulo: Saraiva, 1996.

[1] De acordo com BECHARA, Evanildo. Novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2008.

[2] MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 5ª Ed. São Paulo: Saraiva, 1996.

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