PLANO DE AULA
Docente: Leticia Sales dos Santos
Público-alvo: 1° período de Letras
Duração prevista: 60 minutos
Tema: Análise Sintática
Objetivos:
● Geral
Analisar as orações individualmente, identificando a transitividade verbal.
● Específicos
– Entender o que são: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto e verbo transitivo direto e indireto.
– Reconhecer as classificações dos verbos e seus complementos.
– Compreender o uso de cada uma e sua presença no dia a dia, entender a importância do ensino de gramática da Língua Portuguesa.
Conteúdos:
– Análise Sintática (Verbos e transitividade verbal).
– Analises referente ao uso da gramática no dia a dia.
Metodologia:
– O conteúdo será discutido de forma interativa em sala de aula, no qual no primeiro momento será apresentado como os verbos e a transitividade verbal estão presentes nas orações, propondo, logo em seguida, a discussão e elaboração de frases pelos alunos que será feita a análise sintática. Para concluir, os alunos terão que trazer na próxima aula, cinco frases que esteja presente a transitividade verbal.
Exemplo: “Terminei a atividade.” (VTD)
“Acredito em suas histórias” (VTI)
“Devolveu a bolsa à loja.” (VTDI)
Recursos:
Os recursos utilizados para esta aula serão: slides, data-show, notebook.
Avaliação:
Serão atribuídas notas de acordo com a correção das atividades passadas para casa e participação em sala de aula.
Referências:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Nova Fronteira, 2012.
HAUY, Amini Boainain. Gramática da língua portuguesa padrão: com comentários e exemplários: redigida conforme o novo acordo ortográfico. Universidade de São Paulo, USP, 2014.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2016.