TRANSITIVIDADE VERBAL – PLANO DE AULA

 

PLANO DE AULA
 

Docente: Leticia Sales dos Santos

Público-alvo: 1° período de Letras

Duração prevista: 60 minutos

Tema: Análise Sintática  

 

Objetivos:

●       Geral

Analisar as orações individualmente, identificando a transitividade verbal.

●       Específicos

–          Entender o que são: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto e verbo transitivo direto e indireto.

–          Reconhecer as classificações dos verbos e seus complementos.

–          Compreender o uso de cada uma e sua presença no dia a dia, entender a importância do ensino de gramática da Língua Portuguesa.

Conteúdos:
            –  Análise Sintática  (Verbos e transitividade verbal).

            –  Analises referente ao uso da gramática no dia a dia.

Metodologia:
            – O conteúdo será discutido de forma interativa em sala de aula, no qual no primeiro momento será apresentado como os verbos e a transitividade verbal estão presentes nas orações, propondo, logo em seguida, a discussão e elaboração de frases pelos alunos que será feita a análise sintática. Para concluir, os alunos terão que trazer na próxima aula, cinco frases que esteja presente a transitividade verbal.

Exemplo: “Terminei a atividade.” (VTD)

                “Acredito em suas histórias” (VTI)

                  “Devolveu a bolsa à loja.” (VTDI)

 

Recursos:
            Os recursos utilizados para esta aula serão: slides, data-show, notebook.

Avaliação:
            Serão atribuídas notas de acordo com a correção das atividades passadas para casa e participação em sala de aula.

 

Referências:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Nova Fronteira, 2012.

HAUY, Amini Boainain. Gramática da língua portuguesa padrão: com comentários e exemplários: redigida conforme o novo acordo ortográfico. Universidade de São Paulo, USP, 2014.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2016.