ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA

PLANO DE AULA
 

Docente: Leticia Sales dos Santos

Público-alvo: 1° período de Letras

Duração prevista: 60 minutos

Tema: Análise Morfossintática

 

Objetivos:

●       Geral

Analisar as orações individualmente, identificando as classes das palavras.

●       Específicos

–          Entender o que são substantivos, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo advérbios, preposição, conjunção e  interjeição.

–          Reconhecer essas classes de palavras nas orações.

–          Compreender o uso de cada uma e sua presença no dia a dia, entender a importância do ensino de gramática da Língua Portuguesa.

Conteúdos:
            –  Análise Morfossintática (substantivos, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo advérbios, preposição, conjunção e interjeição).

            –     Analises referente ao uso da gramática no dia a dia.

Metodologia:
            – O conteúdo será discutido de forma interativa em sala de aula, no qual no primeiro momento será apresentado como as classes de palavras estão presentes nas sentenças, propondo, logo em seguida, a discussão e elaboração de frases pelos alunos que será feita a análise morfossintática. Para concluir, os alunos terão que trazer na próxima aula, a seguinte frase analisada:

“À noite, no hospital, aquelas três meninas tristes precisam do carinho dos pais urgentemente.”

ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA

Analise morfológica – À noite: À (preposição) + artigo definido feminino singular

A + noite (advérbio de tempo – locução adverbial) Análise sintática – adjunto adverbial de tempo.

Analise morfológica – No hospital: no = preposição “em” + artigo definido masculino singular O + hospital =  substantivo ( locução adverbial) Análise sintática – adjunto adverbial de lugar.

Análise morfológica: (Aquelas = pronome demonstrativo feminino da 3º pessoa do plural) – (três = numeral) (meninas = substantivos) + (tristes = adjetivo) + (precisam = verbo) + (do = preposição)  + (carinho = substantivo abstrato) + (dos = preposição) + (pais = substantivo concreto) + (urgentemente =advérbio de modo).

Análise sintática: (aquelas três meninas tristes = sujeito) + (meninas = núcleo do sujeito) + (aquelas + três + tristes = adjuntos adnominais) + (precisam = verbo transitivo indireto) + (do carinho = complemento verbal – objeto indireto) + (dos pais = complemento nominal) + (urgentemente =adjunto adverbial de modo).

Recursos:
            Os recursos utilizados para esta aula serão: slides, data-show, notebook.

Avaliação:
            Serão atribuídas notas de acordo com a correção das atividades passadas para casa e participação em sala de aula.

 

Referências:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Nova Fronteira, 2012.

HAUY, Amini Boainain. Gramática da língua portuguesa padrão: com comentários e exemplários: redigida conforme o novo acordo ortográfico. Universidade de São Paulo, USP, 2014.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2016.