PLANO DE AULA ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

 

PLANO DE AULA GRAMATICA NORMATIVA

 

Docente: Wandercy de Carvalho

Discente Estagiário/a: Antonia Fabíola Gomes da Silva              Matrícula: 2017210553

Ano/Semestre: 2021.1

Disciplina: Lingua Portuguesa

Série/Turma/Turno: 9° Ano

Quantidade de aulas: 1                                                                       Carga Horária: 50 min

 

 

TEMA DA AULA:

Morfologia nominal

COMPONENTE CURRICULAR/CONTEÚDO:

Orações subordinadas adverbiais.

OBJETIVOS DA AULA:

·       Fazer com que os alunos consigam entender como funcionam as orações subordinadas adverbiais nas frases e consequentemente nos textos.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS:

2: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria
das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. (p.9)

 

COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE LINGUAGENS (conforme BNCC)

4: Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,

social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo

suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,

pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos

de qualquer natureza. (p. 490)

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (conforme BNCC)

 

CAMPO DE ATUAÇÃO (conforme BNCC)

·       Todos os campos de atuação.

 

PRÁTICA DE LINGUAGEM (conforme BNCC)

·       Leitura e análise linguística.

 

OBJETO DE CONHECIMENTO (conforme BNCC)

·       Morfologia-Ortografia.

 

HABILIDADES (conforme BNCC)

(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos

escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições

de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser

assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo,

ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção

cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral,

ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade

linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento

dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada,

mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.),

sempre que o contexto o exigir. (p. 509)

 

METODOLOGIA/DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

(aula a aula)

1° Momento:

A professora irá cumprimentar a todos com um cordial boa tarde, em seguida, irá apresentar-se aos alunos presentes na aula, posteriormente, agradecerá a presença de todos.

 

Iniciaremos a aula explicando para os discentes que as orações subordinadas adverbiais são orações que tem a mesma função do adverbio na frase. Exercem a função de adjunto adverbial do verbo na oração principal.

As orações subordinadas adverbiais são iniciadas por conjunções e acrescentam a oração principal uma circunstância, que pode ser de causa, consequência, finalidade, tempo, condição, concessão, comparação.

As orações subordinadas causais apresentam a causa do acontecimento da oração principal.

Exemplo: não vou trabalhar hoje, porque vou ao médico.

As orações subordinadas temporais apresentam uma circunstância de tempo ao acontecimento expresso na oração principal.

Exemplo: Antes que o prazo acabasse, João fez a inscrição no concurso.

As orações subordinadas proporcionais, apresentam a ideia de proporção ao acontecimento da oração principal.

As orações subordinadas adverbiais finais, apresentam o fim ou a finalidade do acontecimento da oração principal.

Exemplo: Fizemos muita comida para que todos possam se alimentar.

As orações subordinadas adverbiais proporcionais apresentam a ideia de proporcionalidade ao acontecido na oração principal.

Exemplo: quanto mais trabalho mais ganho dinheiro.

As orações subordinadas concessivas apresentam a ideia de concessão na oração principal.

Exemplo: Farei o que acho certo mesmo que você seja contra.

 

 

 

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

·       Notebook;

·       Pincel

·       Quadro

 

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua levando em conta a participação dos alunos durante a

 

                                  REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

TUFANO, Douglas. Guia Prático Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramento, 2008.

PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neusa Terezinha. Gramática: teoria e exercícios. FDT, 2008.