PLANO DE AULA GRAMATICA NORMATIVA
Docente: Wandercy de Carvalho
Discente Estagiário/a: Antonia Fabíola Gomes da Silva Matrícula: 2017210553
Ano/Semestre: 2021.1
Disciplina: Lingua Portuguesa
Série/Turma/Turno: 9° Ano
Quantidade de aulas: 1 Carga Horária: 50 min
TEMA DA AULA:
Morfologia nominal
COMPONENTE CURRICULAR/CONTEÚDO:
Orações subordinadas adverbiais.
OBJETIVOS DA AULA:
· Fazer com que os alunos consigam entender como funcionam as orações subordinadas adverbiais nas frases e consequentemente nos textos.
COMPETÊNCIAS GERAIS:
2: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria
das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. (p.9)
COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE LINGUAGENS (conforme BNCC)
4: Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,
social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo
suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos
de qualquer natureza. (p. 490)
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (conforme BNCC)
CAMPO DE ATUAÇÃO (conforme BNCC)
· Todos os campos de atuação.
PRÁTICA DE LINGUAGEM (conforme BNCC)
· Leitura e análise linguística.
OBJETO DE CONHECIMENTO (conforme BNCC)
· Morfologia-Ortografia.
HABILIDADES (conforme BNCC)
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos
escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições
de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo,
ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção
cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral,
ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade
linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento
dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada,
mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.),
sempre que o contexto o exigir. (p. 509)
METODOLOGIA/DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
(aula a aula)
1° Momento:
A professora irá cumprimentar a todos com um cordial boa tarde, em seguida, irá apresentar-se aos alunos presentes na aula, posteriormente, agradecerá a presença de todos.
Iniciaremos a aula explicando para os discentes que as orações subordinadas adverbiais são orações que tem a mesma função do adverbio na frase. Exercem a função de adjunto adverbial do verbo na oração principal.
As orações subordinadas adverbiais são iniciadas por conjunções e acrescentam a oração principal uma circunstância, que pode ser de causa, consequência, finalidade, tempo, condição, concessão, comparação.
As orações subordinadas causais apresentam a causa do acontecimento da oração principal.
Exemplo: não vou trabalhar hoje, porque vou ao médico.
As orações subordinadas temporais apresentam uma circunstância de tempo ao acontecimento expresso na oração principal.
Exemplo: Antes que o prazo acabasse, João fez a inscrição no concurso.
As orações subordinadas proporcionais, apresentam a ideia de proporção ao acontecimento da oração principal.
As orações subordinadas adverbiais finais, apresentam o fim ou a finalidade do acontecimento da oração principal.
Exemplo: Fizemos muita comida para que todos possam se alimentar.
As orações subordinadas adverbiais proporcionais apresentam a ideia de proporcionalidade ao acontecido na oração principal.
Exemplo: quanto mais trabalho mais ganho dinheiro.
As orações subordinadas concessivas apresentam a ideia de concessão na oração principal.
Exemplo: Farei o que acho certo mesmo que você seja contra.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Notebook;
· Pincel
· Quadro
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua levando em conta a participação dos alunos durante a
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
TUFANO, Douglas. Guia Prático Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramento, 2008.
PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neusa Terezinha. Gramática: teoria e exercícios. FDT, 2008.